Pular para o conteúdo principal

O livro de almas, Igor Quadros | Resenha.



Nota 5/10
Antes de compartilhar minha opinião sobre o livro gostaria de lembrar que cada leitor tem uma experiência ao ler determinada obra e que, o que é muito bom para um pode ser ruim para outro. Mas afinal, o que seria da literatura se não fossem os leitores com opiniões diferentes sobre um mesmo texto?

Ao ver a capa, o título e a sinopse do livro me encantei. Procurei saber sobre o autor nortenho, Igor Quadros, e recebi um exemplar do livro, que foi publicado pela editora Novo Século com o selo de Novos Talentos da Literatura Brasileira, para resenhar em meu antigo blog que foi desativado há alguns anos. Criei muitas expectativas sobre a leitura, as quais contribuíram para o tamanho da minha frustração.

O início é empolgante e, apesar de trazer cortes de cena entre os capítulos, os quais têm frequência esquecida no resto da obra, a premissa da narrativa prende o leitor. Com o passar das páginas, os acontecimentos vão se tornando comuns, previsíveis. Nenhum fato surpreende o leitor, até que, de repente, o autor se desprende do mundo que havia criado e leva o leitor a uma aventura em um mundo completamente diferente sem muitas explicações.

O problema é que, na minha opinião, o autor introduz, sem nenhuma caracterização física ou psicológica, personagens que deixam o leitor confuso. Descreve superficialmente a arquitetura peculiar que mistura elementos dos períodos Bizantino, Românico, Gótico, Neoclássico e Futurista deixando o leitor perdido e sem capacidade de enxergar, mediante as palavras, o mundo criado na ficção.

Perdido, segui a leitura até o final, sem negar o fato de que os dois últimos capítulos são tediosos, haja vista que são acontecimentos que surgiram rapidamente sem nenhum preparo ou contextualização. E ao achar que no fim de 245 páginas encontraria algum sentido, eu errei. Faltam detalhes para imergir o leitor, falta frequência em dividir as cenas entre os capítulos, falta autenticidade na história. Isso, porque, parece uma mistura seletiva de outras famosas ficções do século XX/XXI sob um novo cenário pouco imaginável.

Por outro lado, os pontos positivos são que o texto é fluido, consequente de um conjunto de fatores, o título, apesar de discrepar do texto, poderia ser o título de uma obra incrível e a capa feita por Monalisa Morato é muito bonita.

Enfim, termina aqui minha resenha, espero um dia ler outros textos do autor e me surpreender positivamente. Relembro que a leitura é uma experiência pessoal e você pode ler e adorar, porém, essa não é o tipo de obra que eu recomendaria aqui.

            

Comentários

  1. Oi, Victor tudo bem? Que pena que a leitura não tenha lhe agradado como você esperava, infelizmente acontece com certos livros. Eu nunca li nada deste autor, logo a premissa deste livro parece-me tão interessante, contudo é bem provável se eu o ler terei os mesmos diagnósticos que você durante a leitura. A capa é muito bonita, pena que o conteúdo tenha tantas falhas. Adorei a resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Victor!

    Que pena que você teve uma experiência ruim com o livro, não gosto quando isso acontece, mas é comum! Não conhecia o autor nem o livro, e não se assemelha com o que estou acostumada a ler. Gostei da resenha, apesar de não ter sido uma boa experiência para você, afinal, acho muito importante a gente expressar nossa opinião, independente se é favorável ao livro ou não! Belo texto!

    Beijos!
    https://literaturaquerida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente isso que eu pensei, ainda mais que a ideia do blog é ser estilo um "diário" de experiências, o que faz com que registros de leituras ruins também sejam necessários. Obrigado!!
      Abraços!

      Excluir
  3. Olá, Victor.
    Eu acho que gosto é gosto e cada um tem o seu, por isso quando a pessoa se interessa pelo livro deve ler sim independente de o blogueiro ter gostado ou não. Mas no caso esse não me interessou e vou deixar passar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, é sim. Mas vai de estilo pra estilo também. Por exemplo, eu gosto muito de clássicos, então quando me indicam um clássico as chances de eu não gostar são mínimas. Porém, quando me indicam outros livros é raro eu ter interesse pela leitura e essa me interessou bastante, porém, me frustrei pela diferença entre texto e título.
      Abraços!

      Excluir
  4. Esses dias eu estava falando com uma amiga, que existem livros de 600 paginas que lemos tranquilamente, é gostoso. Agora tem menos de 300 que a gente ja sente como se fosse um "parto", de tao dificil que é
    Uma boa nessa leitura foi que ela foi fluida, mas uma pena que nao tenha sido tão satisfatória... Pode funcionar com outras pessoas, super te entendo kkk

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha!! Isso mesmo. Você expressou o sentimento. Obrigado pelo carinho!
      Abraços!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Uma pena que essa leitura não tenha sido de seu agrado, realmente é bem ruim isso!
    Beijos!

    Lob Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem sim!! Meio chato, mas acontece!
      Abraços!

      Excluir
  6. Oi, Victor. Tudo bem?

    Que pena que você não gostou da leitura, mas eu te agradeço pela parceria (tão antiga que eu nem lembrava mais) e pela resenha muito bem feita.

    Se você quiser mesmo dar uma chance para outro texto meu, publiquei na Amazon alguns.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tô bem sim!
      Eu que agradeço por ter acreditado, mesmo sendo pequeno, no blog. Foi muito importante! Quanto às publicações na Amazon, pode deixar que vou dar uma olhada!

      Abraços!

      Excluir
  7. Oi
    não conhecia essa história, mas não chamou muito a minha atenção, uma pena que acabou se perdendo na caracterização, eu gosto de imaginar e esse quesito que informou parece dificultar isso, pena que o final também não foi tão boa, pelo menos foi uma experiência de leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, sim: "pelo menos foi uma experiência de leitura". Que bom te ver por aqui! Abraços!!

      Excluir
  8. Apesar desses pesares adorei a resenha, muitíssimo bem escrita. Parabéns!
    Beijocas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais visitadas:

Frankenstein ou o Prometeu moderno, Mary Shelley | Resenha

Nota: 10/10 F rankenstein  é resultado de um conjunto composto pela intelectual e sentimentalmente defasada educação paterna oferecida à Mary Shelley, devaneios noturnos, conversas sobre a criação da vida e uma crítica impositora à Percy Shelley, marido da autora. Diante desses fatores, surge, durante um verão recluso pelas péssimas condições climáticas na Suíça, a obra que revolucionou a literatura mundial e que coleciona admiradores 200 anos após sua primeira publicação. O exemplar da coleção de Clássicos da Penguin Companhia, 417 páginas, inicia-se com um texto que apresenta um estudo detalhado feito pelo inglês Maurice Hindle, Ph.D. em literatura pela University of Essex, com uma biografia sobre a autora, apresentando as perspectivas que fizeram Mary escrever a obra, a influência e as interferências do marido da autora e as partes que sofreram alterações durante as republicações. Nesse estudo, o leitor também é apresentado aos pensamentos de filósofos, de cientis

O Advogado, Jhon Grisham | Resenha

Nota: 9/10 J hon Grisham , autor de vários romances ambientados no meio jurídico, é o autor de "O advogado", sua nona publicação literária, publicada em 1998. O livro narra a mudança na vida de Michael Brock, um promissor advogado, sócio de um renomado escritório de advocacia em Washington D.C, que, surpreendentemente, larga sua promissora carreira como advogado tributário e empresarial privado e se torna um defensor daqueles que são, forçadamente, ignorados na sociedade. Branco, jovem, futuro sócio sênior da Drake & Sweeney, dedicado quase que 100% ao trabalho, sem tempo para muitas coisas, casado com uma neurocirurgiã e permeado por privilégios econômicos e sociais. Assim era a vida do personagem principal do livro, até que, uma tarde traumática lhe fez enxergar novas perspectivas e reorganizar suas necessidades, transformando seu presente, futuro e ressignificando seu passado. O livro apresenta uma perspectiva social de extrema relevância aos profissiona

Max e os felinos, Moacyr Scliar | Resenha

                                                                   Nota: 9/10 G ostaria de iniciar deixando claro que não quero, nem posso, opinar sobre a tão polêmica questão que esse livro carrega porque não li “As aventuras de Pi”, porém, acredito em coincidências assim como em plágios, mesmo que cometido por autores dos países do “primeiro mundo”. Além disso, deixo claro meu apoio ao autor que expressa, no início do livro, sua indignação, apenas, com a falta de consideração pela ideia inspiração não mencionada em “As aventuras de Pi”. O livro é muito curto. Vou iniciar pontuando esse único defeito que acabou me provocando um desconforto diante de um enredo tão incrível e bem construído que poderia ser estendido de 100 para umas 200 páginas. O primeiro ponto que me fez gostar tanto da obra é a maneira como o autor representou, pela visão de Max, a formação de ideologias de caráter autoritário e antidemocrático no mundo no século passado. Muitas vezes, durante as aula