Pular para o conteúdo principal

O Advogado, Jhon Grisham | Resenha


Nota: 9/10
J hon Grisham, autor de vários romances ambientados no meio jurídico, é o autor de "O advogado", sua nona publicação literária, publicada em 1998. O livro narra a mudança na vida de Michael Brock, um promissor advogado, sócio de um renomado escritório de advocacia em Washington D.C, que, surpreendentemente, larga sua promissora carreira como advogado tributário e empresarial privado e se torna um defensor daqueles que são, forçadamente, ignorados na sociedade.

Branco, jovem, futuro sócio sênior da Drake & Sweeney, dedicado quase que 100% ao trabalho, sem tempo para muitas coisas, casado com uma neurocirurgiã e permeado por privilégios econômicos e sociais. Assim era a vida do personagem principal do livro, até que, uma tarde traumática lhe fez enxergar novas perspectivas e reorganizar suas necessidades, transformando seu presente, futuro e ressignificando seu passado.

O livro apresenta uma perspectiva social de extrema relevância aos profissionais de todas as áreas, inclusive aos juristas. Durante a leitura, pensei, muitas vezes, na estrutura capitalista, ficando com a mente tomada por questionamentos como: Quanto, do que ganha alguém da classe média, investe para a diminuição das desigualdades sociais? Ser da classe média e doar dinheiro é fazer favor àqueles que mantêm seus privilégios? O quanto você contribui para a justiça social na sua cidade, estado, país? É possível reduzir as lacunas entre oprimidos e opressores no sistema capitalista?

Apesar de ser ponto de partida para a construção de ideias e questionamentos sobre problemas sociais, a obra chega a ser cansativa. Isso, porque, o autor força, com o texto, uma ficção muito extensa. Ou seja, estende um acontecimento ao ponto de ser tedioso. Outro ponto negativo é o final, o qual deixa a desejar por criar desde o início muitas expectativas que não são alcançadas no término da leitura.

Recomendo, sobretudo, aos futuros juristas, aos juristas, aos graduandos de outras áreas (que não o Direito) aos vestibulandos e jovens em geral.

            

Comentários

  1. Oi, tudo bem? Parabéns pelo blog, o achei bastante bonito. Eu não conhecia este livro e lendo sua resenha, fiquei com vontade de lê-lo. Obrigado por seguir meu blog, estou seguindo o seu. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, que bom que gostou. O livro é bem bom!
      Seja bem vindo!

      Excluir
  2. Olá, Victor.
    Eu já fui muito mais fã do autor do que sou hoje em dia. Já tive coleção dos livros dele, mas precisei doar por falta de espaço. Esse eu não lembro de ter lido mas todos dele seguem esse mesmo estilo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, pelo que eu vi todos seguem esse estilo mesmo. Talvez eu leia mais um dele.

      Abraços!

      Excluir
  3. Hey Victor! Tudo bem?
    Não conhecia o seu cantinho e já vou acompanhar aqui.
    Todo mundo fala muito bem das obras do Jhon Grisham, mas eu mesma nunca li nada dele.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, estou bem!
      Seja bem vinda, espero que goste do conteúdo do blog!
      Esse foi o único que li do Jhon, antes de encontrar esse exemplar em um sebo. Talvez eu leia mais algum, não amei, mas também não achei ruim.

      Abraços.

      Excluir
  4. Oie, adorei a resenha. Ainda não conhecia esse livro e nem li nada do autor, mas a história parece muito atrativa.
    vou procurar para ler
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo ter adorado!
      Leia sim, depois volta e conta o que achou, aqui ou no instagram do blog (mais fácil de comunicarmos).

      Abraços.

      Excluir
  5. Não conhecia, fui pesquisar o autor e vi a quantidade de obras e até filmes baseados nas obras, me senti fora do planeta por um minuto asihuaiuhas não é muito meu gênero mas gostei da resenha, um tamanho ótimo e o assunto apesar de sério, não ficou chato ou cansativo :)

    https://talodemaca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, super normal se sentir assim.
      Direto isso acontece comigo também!!

      Excluir
  6. Olá, Victor

    Eu até hoje li somente um livro do autor, que foi Justiça a Qualquer Preço, e também achei cansativo. Vou fazer uma nova tentativa com A Firma em breve e espero que seja melhor, dependendo do resultado posso vir a dar uma chance para O Advogado no futuro.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não sou só eu que achei isso, ufa!!
      Abraços e obrigado pela visita!

      Excluir
  7. Oi
    Nunca li nada do autor, só vejo as capas dos livros nos sites, parece ser uma boa leitura, pena que algumas coisas acabaram ficando tediosa e que o final não foi tão bom;

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quase não vejo indicações dele, inclusive conheci o autor e esse livro no dia que eu estava dando uma revirada em um sebo perto da minha casa. Vale a pena ler quando puder.

      Excluir
  8. Oi Victor,
    Conheço o autor pelos elogios que ele recebe, mas nunca li nada dele!
    Não sei se deveria começar por esse, até porque, sendo sincera, o fato de ser cansativa já me desanima total, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs. Resenha mais animadora essa minha, né?!
      Enfim, fui super sincero e não posso minimizar uma opinião.
      Abraços!

      Excluir
  9. Olá tudo bem? Não conhecia esse livro mais me interessei muito
    parece ser ótimo. Já quero ler
    Adorei o seu blog já ganhou mais uma leitora

    Um beijo

    www.jessicamourablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, espero que goste e depois volte para me falar o que achou.
      Fico muito feliz em saber que gostou.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Mais visitadas:

Frankenstein ou o Prometeu moderno, Mary Shelley | Resenha

Nota: 10/10 F rankenstein  é resultado de um conjunto composto pela intelectual e sentimentalmente defasada educação paterna oferecida à Mary Shelley, devaneios noturnos, conversas sobre a criação da vida e uma crítica impositora à Percy Shelley, marido da autora. Diante desses fatores, surge, durante um verão recluso pelas péssimas condições climáticas na Suíça, a obra que revolucionou a literatura mundial e que coleciona admiradores 200 anos após sua primeira publicação. O exemplar da coleção de Clássicos da Penguin Companhia, 417 páginas, inicia-se com um texto que apresenta um estudo detalhado feito pelo inglês Maurice Hindle, Ph.D. em literatura pela University of Essex, com uma biografia sobre a autora, apresentando as perspectivas que fizeram Mary escrever a obra, a influência e as interferências do marido da autora e as partes que sofreram alterações durante as republicações. Nesse estudo, o leitor também é apresentado aos pensamentos de filósofos, de cientis

Max e os felinos, Moacyr Scliar | Resenha

                                                                   Nota: 9/10 G ostaria de iniciar deixando claro que não quero, nem posso, opinar sobre a tão polêmica questão que esse livro carrega porque não li “As aventuras de Pi”, porém, acredito em coincidências assim como em plágios, mesmo que cometido por autores dos países do “primeiro mundo”. Além disso, deixo claro meu apoio ao autor que expressa, no início do livro, sua indignação, apenas, com a falta de consideração pela ideia inspiração não mencionada em “As aventuras de Pi”. O livro é muito curto. Vou iniciar pontuando esse único defeito que acabou me provocando um desconforto diante de um enredo tão incrível e bem construído que poderia ser estendido de 100 para umas 200 páginas. O primeiro ponto que me fez gostar tanto da obra é a maneira como o autor representou, pela visão de Max, a formação de ideologias de caráter autoritário e antidemocrático no mundo no século passado. Muitas vezes, durante as aula